Rússia e as ligações ferroviárias de alta velocidade com a Ucrânia e Belarus


Um dos projetos prioritários de transportes da Rússia inclui a construção e ampliação das ligações ferroviárias de alta velocidade para transporte de passageiros, tanto a nível nacional e internacional. 
Para o efeito, as autoridades estão interessadas em desenvolver links de alta velocidade com a Ucrânia e Belarus, estabelecendo acordos com ambos países. 



O primeiro-ministro russo Vladimir Putin anunciou que a Rússia estava preparada para assinar parcerias com a Ucrânia, a fim de implementar projetos em áreas-chave e, assim, impulsionar o desenvolvimento econômico. "Estamos preparados para fornecer a cooperação em áreas-chave da economia", disse Putin durante uma reunião com o seu homólogo ucraniano, Mykola Azarov. 


Vários meses depois, o presidente RZD Vladimir Yakunin se reuniu com o primeiro-ministro ucraniano, o ministro dos Transportes Kostiantyn Yefymenko e ucraniano State Railways Diretor Mykhailo Kostyuk para discutir potenciais oportunidades de cooperação no sector ferroviário, especialmente para o desenvolvimento de passageiros de alta velocidade serviços de transporte entre os dois países. Na sequência desta reunião, as duas partes assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um projeto de transporte de passageiros de alta velocidade. 


"Para desenvolver os serviços de transporte de alta velocidade entre os dois países, as partes envolvidas decidiram implementar projetos de trabalho nas seguintes rotas : Moscow - Byransk - Suzemka - Kiev, Moscou - Kursk - Belgorod - Kharkov - Rostov - Adler, Moscou - Kursk - Belgorod - Kharkov - Simferopol e Sevastopol - Teodósia. A principal prioridade será o desenvolvimento de uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Moscou e Kiev ", informa o site oficial da RZD. 


Quanto ao material utilizado, as duas partes concordaram em utilizar EP - 20 locomotivas dual-tensão, a fim de reduzir o técnico pare. Estas locomotivas serão executados em uma velocidade de 200 Km / h, evitando, assim, a mudança locomotiva durante toda a viagem. Para incentivar a indústria ferroviária russa, o material circulante utilizado será fabricado na Rússia. 


Trânsito transfronteiriço é muito importante para o fornecimento de um serviço de transporte de qualidade. A fim de facilitar o trânsito transfronteiriço, reduzir o tempo de viagem e de controle aduaneiro, os dois países concordaram em elaborar um documento exigindo das autoridades a rever o sistema de transporte transfronteiriço e controle aduaneiro para trens de alta velocidade.


Postagens mais visitadas deste blog

Recorde Mundial de Velocidade - 574,8 km/h - Alstom TAV Brasil

Velocidade dos trens mais rápidos do mundo - TAV Brasil

Mudança de bitola em operação comercial