Estação de Trens de Alta Velocidade Mediopadana - Itália

O projeto do arquiteto Santiago Calatrava, autor das três pontes sobre a rodovia, é o elemento de identificação da cidade. Sua localização estratégica sublinha o seu papel de "estação da porta", o que é crucial para o sistema de mobilidade nacional e internacional regional.

A nova estação é uma estrutura de aço que cobre a linha de alta velocidade, as plataformas de passageiros e as rampas para o andar térreo.

Em Reggio Emilia,  a estação de alta velocidade Mediopadana é articulada em dois níveis, o nível mais baixo fornece os serviços da estação e pode ser acessado a partir do exterior, e o nível superior abriga as plataformas. Os níveis são ligados por duas escadas rolantes, um para cada lado e dois elevadores panorâmicos na área central. A cobertura é composta por uma sequência repetida de 13 portais que se alternam, gerando uma série de ondas que se deslocam.

De acordo com a perspectiva, as ondas alternadas em fase ou oposição de fase, formando uma calma e uma frente áspera. À noite, a iluminação interna sublinha a direção sinuosa, mostrando a estrutura como uma lanterna. A cobertura das plataformas laterais é feita de vidro estratificada instalado entre os portais de aço.



Postagens mais visitadas deste blog

Recorde Mundial de Velocidade - 574,8 km/h - Alstom TAV Brasil

Velocidade dos trens mais rápidos do mundo - TAV Brasil

Mudança de bitola em operação comercial