sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Edital do TAV será lançado para audiência pública em outubro

O novo edital do Trem de Alta Velocidade (TAV) será disponibilizado para audiência pública em outubro. A informação foi dada nesta quinta-feira, 18, pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que participa da 17ª Semana de Tecnologia MEtroferroviária, em São Paulo. "Estamos concluindo até o início da próxima semana a última rodada de negociações para a partir de outubro colocar o edital em audiência pública, disponível para ajustes", afirmou. Inicialmente, a previsão era que a audiência pública ocorresse em agosto. 
Segundo ele, a previsão é que o edital definitivo, que se refere à primeira fase da licitação, seja divulgado em novembro e o leilão no primeiro semestre de 2012. "Acreditamos que os grupos precisarão de quatro a seis meses para se organizarem. Mais pra seis do que pra quatro", afirmou. 




O governo chegou a realizar em julho, após dois adiamentos, um leilão para a concessão do TAV, mas a iniciativa fracassou, já que nenhuma empresa apresentou proposta. O governo anunciou então que adotará um novo modelo de licitação, em duas etapas: uma para selecionar a tecnologia a ser usada e quem cuidará da operação do trem, outra para escolher o responsável pela construção da ferrovia que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. 

Fonte: Agência Estado
Publicada em:: 15/09/2011