terça-feira, 16 de abril de 2013

Lisboa, Madrid e Paris ligadas por linha de alta velocidade, estudos continuam

As capitais de Espanha e França estão ligadas por uma linha de trem de alta velocidade. O príncipe Felipe e o Presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, inauguraram e percorreram o trecho que faltava concluir entre Barcelona e Figueras, na fronteira espanhola.

Com a inauguração deste trecho, é agora possível viajar de TGV entre Madrid e Paris em dez horas. 
Esta seria a via de alta velocidade a que faria a ligação de TGV Lisboa-Madrid, que o Governo português decidiu não construir no momento mas estudos para construção continuam.



Numa primeira fase, será possível viajar em comboios de alta velocidade entre Madrid e Paris, com um transbordo na fronteira mas, a partir da Primavera, está prevista uma ligação sem interrupções.

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, frisou que "é mais do que uma simples via ferroviária. É um dos mais ambiciosos projetos concretizados na Espanha, uma infraestrutura estratégica, que será um novo eixo de prosperidade para a Catalunha, para o resto da Espanha e para toda a Europa".

A linha inicialmente terá duas ligações previstas com o TGV que liga a fronteira com a capital francesa Paris.

Nesta fase inaugural, será possível ligar Madrid a Paris em 10 horas, mas a viagem será encurtada quando deixar de ser necessário o transbordo em Figueres. Fonte: CP/Renfe

Veja mais sobre a ligação Espanha e França aqui.