quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aeroporto de Lyon com estação de Trens e TGVs

Estação com 5.600 m, localizada no Aeroporto de Lyon - Satolas, é parte da nova geração de instalações ferroviárias destinada a atender o desenvolvimento da Rede de Alta Velocidade da França com 120 m de comprimento, 100 m de Largura e 40 m de altura. Estes terminais de passageiros, inaugurado em 7 de Julho de 1994, baseia-se em uma estrutura Central de Aço de 1.300 toneladas.

O Projeto, que sugere um pássaro em pleno vôo, lembra o do terminal da TWA  Aeroporto John F. Kennedy, criada por Eero Saarinen ( 1957-1962), mas a fantasia de Santiago Calatrava é muita mais espetacular, confirmando-o como um dos mais criativos arquitetos/engenheiros contemporâneos, na linha do italiano Pier Luigi Nervi. Fonte: SNCF


Pelo subterrâneo no edifício principal, passam 6 Linhas de Comboios que se localiza em uma plataforma coberta de 500 m de comprimento. Como as vias centrais, previstas para o Trem de Alta Velocidade, que circulam a mais de 300 km / h, são protegidas por uma concha de concreto, que absorve as ondas de choque provocadas pela passagem do TGV, um sistema que exigiu um rigoroso cálculo da onda expansiva.