quinta-feira, 25 de julho de 2013

Medidas de segurança que devem ser atendidas - Acidente na Espanha trem de alta velocidade

Transporte ferroviário é coisa séria, não é só imprimir aceleração máxima, envolve uma gama de fatores, existe um anel de segurança que caminham juntos, a abertura de um dos conjuntos que formam o anel de segurança poderá ser catastrófica, no menor sinal de ruído anormal, calo, sinalização inoperante, solavanco, deverá ser informado IMEDIATAMENTE ao CCO, e no mínimo, a restrição de velocidade naquele setor deverá ser implantada já no próximo trem que vem logo atrás, será acionado o pessoal de manutenção para verificar os riscos envolvidos e administra-los se for o caso.



Existem vários equipamentos embarcados e desembarcados detectores de anomalias e anunciadores de falhas óticas ou sonoras que conjuntamente transmitem ao piloto/maquinista que aquela situação é anormal e o trem deverá ser parado de imediato ou sua velocidade diminuída, caso esse comando não seja feito, o automatismo entrará em ação e o fará independentemente da ação do piloto/maquinista.

Um dos equipamentos restritores de velocidade estão interligados na própria roda/trilho da composição emitindo a ideal velocidade a ser seguida por trecho, caso a anormalidade for detectada o trem parará em frenagem máxima ou de emergência. Em algumas sinalizações embarcadas, as composições são monitoradas por circuitos de via, GPS entre outros dispositivos moderníssimos que evitam a sobre velocidade.



Mas existem vários fatores que possam ter ocasionado o desastre, a velocidade é uma delas, roda ou trilho com defeito, contra trilho, alguma deformidade no raio da curva entre outros fatores.

Todas as composições são equipadas com cronotaquígrafo, registrador de eventos a caixa preta propriamente dita, ela pode fazer a leitura de diversos ítens como, velocidade, ponto quilométrico, ondulação da via, frenagem entre outros inúmeros dados.

Mas mesmo com estes inesperados acidentes, o transporte ferroviário de passageiros ainda é um dos mais seguros do mundo segundo estatísticas.