domingo, 16 de março de 2014

Bombardier Trens Regionais

A empresa líder de tecnologia ferroviária Bombardier Transportation apresentou o seu novo trem de dois pisos OMNEO aos responsáveis de transporte de várias regiões da França e ao presidente da operadora ferroviária francesa (SNCF), Guillaume Pepy. A apresentação aconteceu na fábrica da Bombardier em Crespin, no norte da França. O trem apresentado agora faz parte da primeira ordem de pedidos de 129 trens de um contrato que foi concedido a Bombardier Transportation, contrato que prevê a fabricação de até 860 trens.


Este novo trem de dois pisos, conhecido comercialmente na França como Regio2N, é maior dos trens regionais. O Regio2N oferece mais espaço a bordo, maior número de assentos, grande acessibilidade, graças as suas amplas portas, e um interior confortável para viagens mais longas. A plataforma do OMNEO oferece diversas configurações e uma composição de seis a dez carros, com um comprimento total entre 81 e 135 metros, respectivamente. Ele também é projetado para desenvolver velocidades máximas de entre 160 e 200 km/hora.


A Bombardier tem construído nove trens de testes para executar simultaneamente milhares de provas necessárias para a sua homologação. O trem OMNEO-Regio2N apresentado agora é o oitavo dos trens que foram já construídos. Enquanto espera a certificação, a partir de janeiro 2014 trens de testes farão percursos com a finalidade de provar a SNCF sua confiabilidade antes de sua entrada em serviço comercial com passageiros.

A apresentação do novo trem também contou com a presença de representantes do Ministério dos Transportes e o Ministério da Renovação industrial, assim como Lutz Bertling - Presidente e Diretor de Operações da Bombardier Transportation. Na sede da Bombardier , perto de Valenciennes, as equipes que trabalham no projeto do Regio2N estão preparados para garantir a produção e entrega dos 129 trens em um período de apenas dois anos.

Até à presente data, as regiões de Aquitania, Bretana, Centro, Norte-Paso de Calais, Provence-Alpes-Costa Azul e Ródano-Alpes já fizeram reservas para o primeiro pedido de 129 trens OMNEO-Regio2N. O contrato prevê a entrega de até 860 trens.


"O aumento do uso de trens regionais na França reflete os esforços que as regiões têm a este respeito", disse Lutz Bertling, Presidente e Diretor de Operações da Bombardier Transportation. "Este trem é a melhor opção para atender às necessidades futuras de transporte regional, não só pela sua grande capacidade e conforto oferecido aos viajantes, aliado ao alto desempenho, mas também graças as suas muitas configurações disponíveis, como por exemplo, a versão InterCity V200. As equipes da Bombardier em Crespin abordaram importantes desafios técnicos para entregar um produto industrial completamente novo e bastante completo como este em um período muito curto de tempo".

O OMNEO é o mais recente produto na carteira de trens regionais da Bombardier. Pode fornecer uma grande capacidade de operar em áreas altamente povoadas e é rápido o suficiente para servir as ligações intermunicipais. Os trens de dois andares são fundamentais para um transporte ferroviário confortável e ambientalmente amigáveis, capaz de transportar milhões de pessoas todos os dias.

O portfolio da Bombardier está preparado para atender a crescente demanda por este segmento de mercado. Estudos da UNIFE (Associação que reúne as empresas da indústria ferroviária europeia) mostram que a demanda por trens regionais no mundo será alta no período próximo, atingindo 4.000 carros por ano entre 2014 e 2016.

A previsão é que a França, Alemanha e o Reino Unido representem mais da metade do mercado de trens regionais em todo o mundo. No segmento regional, a presença de trens de dois andares está aumentando devido à crescente necessidade de ampliar a capacidade de transporte.


Fonte: Bombardier