De acordo com uma matéria publicada no jornal Beijing Times, citando um especialista da Academia Chinesa de Engenharia, as autoridades chinesas pretendem iniciar a rota no nordeste da China, passando pelo leste da Sibéria, na Rússia, e atravessando o Estreito de Bering por um túnel submerso de cerca de 200 km até chegar ao Alasca.
Além da rota China-Rússia-Canadá-Estados Unidos, o governo chinês também pretende construir outra linha de trem que ligará a província chinesa de Fujian a Taiwan.
Na última década, a China vem se empenhando na construção de extensas linhas de trem de alta velocidade com milhares de quilômetros. O país também planeja criar uma espécie de “nova Rota da Seda”, com linhas de trem que conectarão a Ásia Central à Europa.
O objetivo da China é estreitar os laços econômicos e comercias com o máximo de países que conseguir. “ A sabedoria chinesa cada dia mais está voltada para a criação de uma economia mundial e o estabelecimento de relações internacionais abertas”, finaliza a reportagem. Fonte: Brasil em Foco