quinta-feira, 26 de junho de 2014

Trens de Alta Velocidade Pendolino - Polônia

A Comissão Europeia decidiu que o fornecimento de 93 milhões de Euros  para financiar a compra de novos trens de longa distância para o operador polonês PKP Intercity (PKP IC) é aceitável sob as regras da UE relativas aos auxílios estatais.


PKP IC vai usar o dinheiro para financiar parcialmente 20 trens de alta velocidade Pendolino comprados da Alstom em 2011, com um financiamento adicional que vem na forma de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI) para cobrir o restante do programa € 430 milhões.

A UE disse que os novos trens iria melhorar o transporte e que o uso de dinheiro público terá novos objetivos de coesão e de transportes da UE.

Joaquín Almunia, Vice-Presidente da Comissão responsável pela política da concorrência, disse: "O uso de trens de alta performance vai melhorar a oferta de meios alternativos de transporte de passageiros na Polônia. Isso deve resultar em um sistema de transporte mais equilibrada, diminuir os efeitos negativos dos transportes no ambiente e limitar o congestionamento de tráfego. "

Os novos trens, que já completou 20 mil km em testes dinâmicos na rede polaca, vai operar em rotas que ligam Varsóvia com Gdansk, Katowice, Cracóvia e Wroclaw a partir de dezembro de 2014. Fonte: PKP