sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Os 52 Anos do trem de alta velocidade no Japão


O termo “shinkansen” significa “Nova Linha Troncal” e refere-se aos carris (trilhos) enquanto que os trens são referidos oficialmente como “Super Expressos”. Que tal conhecer um pouco sobre a trajetória do shinkansen durante suas cinco décadas de história?


Às 10 horas do dia 01 de outubro de 1964, faltando menos de duas semanas para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, acontecia um marco histórico no Japão: A inauguração da primeira linha de trem bala, o Tokaido Shinkansen que ligava Tóquio e Osaka.

A obra havia começado em 1959 e no dia da inauguração, os dois comboios Tokaido Shinkansen, chegaram aos seus destinos na hora prevista. Centenas de pessoas puderam testemunhar este evento histórico, que juntamente com os Jogos Olímpicos, comprovou a incrível recuperação do Japão após a Segunda Guerra Mundial e também marcou o início da sua ascensão econômica.

Anteriormente, a viagem entre as duas maiores cidades do Japão levava cerca de sete horas em trem convencional. Essa viagem ficou reduzida a quatro horas com o trem bala recém inaugurado. Já se passaram 50 anos e muitas mudanças positivas ocorreram nessas cinco décadas de história.

50 anos atrás, muitas linhas de trem comuns cruzavam o país, mas eram insuficientes para os anseios de desenvolvimento no pós-guerra. O objetivo do Tokaido Shinkansen, era trazer pessoas para a capital japonesa, uma área que estava em franco desenvolvimento industrial no pós-guerra.

Tóquio nessa época já era densamente povoada e muitas famílias que se mudaram para lá, tinham que morar nos arredores da cidade, longe do centro. Os preços dos imóveis dispararam em 1970, e pior ficou na década de 1980 com a “bolha econômica”, obrigando as pessoas a morar em periferias.

Com isso, a área metropolitana de Tóquio cresceu de forma imensurável, tornando-se em uma das maiores megalópole do mundo, que abriga cerca de 37 milhões de pessoas, correspondendo a cerca de 27% da população total do Japão e também conhecida como a área urbana mais populosa do mundo. Fonte: Japão em Foco