terça-feira, 1 de março de 2016

Governo poderá retomar projeto de trem de passageiros ligando Rio de Janeiro à São Paulo

O pacote de concessões do governo federal poderá crescer com a retomada do projeto do trem de passageiros entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Após dois operadores ferroviários da China e uma construtora de Hong Kong comunicarem o interesse no projeto, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou ontem que o tema voltará a ser debatido em Brasília. Ainda com a memória do fracasso do trem bala, o ministro diz que a linha entre as metrópoles poderá ser de “média velocidade”.


“Tivemos a manifestação de interesse de duas das principais companhias ferroviárias chinesas e, antes dessa viagem, uma empresa de Hong Kong fez o mesmo”, disse o ministyro após reunião do G-20.

Em Pequim, o ministro se reuniu com a China Railway Construction Corporation (CRCC) e a China Railway Engineering Corporation (CREC). A terceira interessada é a construtora Hsin Chong Construction Group. “Temos três firmas. Creio que podemos reabrir o processo.”

Questionado sobre a eventual retomada do polêmico trem-¬bala, o ministro disse que o tema ainda será estudado. Barbosa, porém, demonstrou estar aberto a uma viagem mais lenta que a prometida antes da Copa do Mundo. “As empresas apresentarão propostas com a solução mais adequada e pode ser de alta velocidade ou média velocidade. O importante aqui não é a velocidade final, mas o interesse das firmas que amplia o nosso programa de concessão”.  Fonte: O Estado de S. Paulo Foto: Silvério Borges

Em 04/02/2016 - Trens Pendolino uma alternativa viável ligando Rio à São Paulo por Silvério Borges.