sexta-feira, 17 de junho de 2016

EPL busca novas parcerias em infraestrutura com estatal espanhola

Diretores da estatal espanhola Ineco (Ingeniería y Economia de Transporte) estiveram na sede da EPL para uma reunião. O objetivo é definir novas ações de parceria em projetos de infraestrutura de transporte. Em 2013, as duas empresas firmaram uma parceria no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional que a estatal brasileira mantém com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em decorrência de ações exitosas desenvolvidas pelo acordo, a EPL busca agora promover novas cooperações, principalmente na área hidroviária.


Para o diretor-presidente da EPL, Eduardo de Castro, o foco será a busca de um modelo para a concessão de hidrovias, o que ainda é pouco explorado no Brasil. “Vamos aproveitar o conhecimento da Ineco em grandes obras de infraestrutura para viabilizar esse planejamento”, disse.

Novas reuniões serão marcadas para os próximos dias. De acordo com o diretor de planejamento da EPL, João Victor Domingues, o objetivo é avaliar o acordo já finalizado e dimensionar o grau de cooperação entre as duas empresas.

Durante o encontro, foi considerada a possibilidade de se organizar uma missão oficial de técnicos da EPL na Espanha. “Acumulamos experiência em planejamento e poderíamos reunir um grupo de empresas de infraestrutura para verificar possibilidades de investimentos no Brasil”, explicou o diretor da Ineco para a América Latina, José Maria Liorente.

Segundo o diretor-presidente da EPL, embora a retomada de uma parceria entre as duas empresas tenha como foco a concessão de hidrovias, não haverá prejuízo na busca por novas tecnologias também em rodovias e ferrovias. “Vamos definir um novo cronograma de projetos para tentar absorver o conhecimento espanhol em todos os modais de transporte no Brasil”, explicou Eduardo de Castro. Fonte: EPL