Olimpíadas de Tóquio 2020

O trem bala japonês foi inaugurado em 1 de outubro de 1964 coincidindo com a Olimpíada de Tóquio. O Shinkansen é uma rede de trens de alta velocidade administrado por quatro empresas do grupo a JR Japan Railways, JR East, JR Central, JR West e JR Kyushu. A bitola é de 1.435mm, a sinalização é ATC - Automatic Train Control. A alimentação é de 25KV, CA.

O Shinkansen tem a linha totalmente elevada, sem passagem de nível. O material rodante ao contrário do trem normal, é de tecnologia exclusiva para o trem-bala. A extensão da malha ferroviária atual é de 2.469 km, cobrindo a maior parte do território japonês.


A velocidade máxima atualmente é de 300 km/h, porém a velocidade máxima comercial é de 270 km/h. O Shinkansen tem como prioridade a segurança e alto nível de serviço. Na segurança, desde a sua inauguração há 46 anos não ocorreu nenhuma morte de passageiro por falha na operação com responsabilidade da empresa operadora, o que a torna um recorde mundial.

Nos serviços, a pontualidade é o ponto alto. A operadora propaga que o passageiro poderá acertar o seu relógio com a partida do trem. Em 2020 os mais velhos que visitaram o país em 1964 confirmarão a evolução da alta tecnologia sobre trilhos. 

As Olimpíadas de 2020 serão realizadas em Tóquio, no Japão, de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Em sua 32ª edição, os Jogos Olímpicos de Verão terão 33 modalidades esportivas, com a expectativa de participação de mais de 11 mil atletas, os quais representarão mais de 204 países.

Essa é a segunda vez que Tóquio recebe os Jogos Olímpicos Modernos — a primeira vez foi em 1964 —, o que tornou a capital japonesa a ser a primeira cidade asiática a sediar duas vezes as Olimpíadas. A expectativa do Comitê Organizador Internacional (COI) é de que cerca de 4,5 milhões de pessoas estejam presentes nas competições, que serão realizadas na Baía de Tóquio (capital) e região metropolitana (com exceção de Sapporo, a 832 km de Tóquio), em 43 locais definidos para os eventos. Fonte: JR Japan

Postagens mais visitadas deste blog

Recorde Mundial de Velocidade - 574,8 km/h - Alstom TAV Brasil

Velocidade dos trens mais rápidos do mundo - TAV Brasil

Mudança de bitola em operação comercial