quarta-feira, 12 de abril de 2017

China lança primeiro satélite de comunicações de alto rendimento para trens de alta velocidade

Um satélite chinês não só permitirá que os passageiros de trens de alta velocidade assistam a vídeos de alta definição com mais tranquilidade, mas também ajudem os que estão na cena de desastres naturais a denunciarem emergências. O primeiro satélite de comunicações de alto rendimento da China, foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China, às 19h04, quarta-feira.


O satélite, com uma capacidade de transferência de 20 Gbps e uma vida orbital projetada de 15 anos, foi enviado para a órbita de um foguete Long March-3B. O satélite, que tem uma capacidade de mensagem maior do que a capacidade combinada de todos os satélites de comunicações anteriores da China, é capaz de fornecer melhor acesso à Internet em aviões e trens de alta velocidade, bem como em regiões menos desenvolvidas.

Enquanto em órbita, o satélite será submetido a testes em seu sistema de comunicações por satélite multimídia de banda larga ea tecnologia de comunicação de alta velocidade entre o solo e o satélite.
"O lançamento é um marco para a tecnologia de comunicações por satélite da China", disse Tian Yulong, engenheiro-chefe da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional. Fonte: Xichang