quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Futuro dos Trens de Alta Velocidade em 2020 - Transpod

Que tal ir de Toronto a Montreal em menos de 1 hora? Talvez em 2020 isto já seja possível, e de trem. A start-up Transpod está com essas ideias na cabeça, não só para transporte de pessoas, mas também de cargas. E não só Toronto–Montreal, mas outros trechos interessantes já estão nos planos dos visionários: pensou Brasil–Canadá em duas horas?!


Não se trata exatamente de um trem bala, como já conhecemos. É o uso de um sistema chamado: hyperloop. Que seria, mais ou menos, como se um trem se deslocasse, flutuando, em altíssimas velocidades, dentro de um tubo de baixa pressão, com fluxo de ar pressurizado constante, e à base de energia solar – chegando a uma velocidade de 1.200km/h. Coisa do gênio Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e PayPal.

São as expectativas de um futuro (não tão distante) faminto, cada vez mais, por diminuir o tempo e o espaço entre objetos, pessoas e lugares. Não há limites. Fazer um trecho como Toronto–Montreal, para o qual geralmente gastaríamos 6 horas de carro, em menos de uma hora soa quase impossível pra nós, mas acredito que neste futuro próximo será loucura pensar que já gastamos tanto tempo assim pra irmos de um ponto ao outro. Fonte: Transpod/Pablo Marcelo