quarta-feira, 28 de março de 2018

Japão vai apresentar estudos do trem de alta velocidade de Jakarta-Surabaya em abril

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) enviaria o resultado de seu estudo no trem de alta velocidade Jakarta-Surabaya até o final de abril, adiado em março.

"O estudo conduzido pela Agência de Avaliação e Aplicação de Tecnologia (BBPT) e pela JICA entrou em sua fase final. Esperamos poder finalizar o estudo em março e a JICA poderá apresentar seu estudo em abril", afirmou o diretor-geral da Ferrovia. do Transporte Zulfikri disse na terça-feira.


Ele afirmou que o ministério sincronizaria os resultados dos dois estudos, especialmente sobre o valor do investimento. "Agora, o montante ainda está mudando, porque não é um pequeno investimento", observou ele.

O ministério, de acordo com Zulfikri, ainda está avaliando o plano para incluir empresas privadas estrangeiras no projeto, neste caso o Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC). "Ainda estamos resolvendo o esquema que podemos oferecer, a construção, manutenção ou investimento em instalações e sua operação", observou ele.

No entanto, o envolvimento do JBIC no projeto não mudaria o esquema inicial de cooperação de governo para governo para o esquema de empresa para empresa. "Isso ocorre porque a iniciação do presidente indonésio Joko Widodo (Jokowi) e do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, é uma cooperação de G para G", acrescentou.

O projeto do trem de alta velocidade Jakarta-Surabaya precisaria de um investimento total de Rp60 trilhões (US $ 4,4 bilhões), incluindo Rp20 trilhões (US $ 1,5 bilhão) para a construção de 900 passagens de nível. Ambos os governos concordaram em usar ferrovia estreita (bitola 1,067 milímetros) e ferrovia padrão (bitola 1.431 milímetros) para ajustar-se com a característica de terra em Java, que já está lotada. O trem de alta velocidade reduziria o tempo de viagem de Jakarta-Surabaya de 9 horas para 5,5 horas. Fonte: Tempo.Co