segunda-feira, 4 de março de 2019

Construção de túnel submarino para alta velocidade

A China oficializou o projeto de construção do seu primeiro trem-bala submarino, informou a CNN.  A linha de alta velocidade ligará a cidade portuária de Ningbo, ao sul de Xangai, a Zhoushan, um arquipélago na costa leste do país, em uma distância de 77 quilômetros, sendo 16,2 deles subaquáticos.


O projeto da ferrovia na província de Zhejiang, foi apresentado em 2005 e aprovado por Pequim neste mês. As obras devem começar em 2019, com previsão de serem concluídas até 2025. O investimento está estimado em US$ 3,6 bilhões (R$ 13,9 bilhões).

O trem terá velocidade máxima de 250 quilômetros por hora e a linha será integrada aos outros terminais de alta velocidade de China. Após a inauguração, será possível percorrer os 230 quilômetros entre Hangzhou, capital da provincial de Zhejiang, a Zhoushan em uma hora e 20 minutos. Atualmente o percurso leva quatro horas e meia.

A região de Zhoushan é base para o porto com maior movimento do mundo em volume de carga e também abrigar a primeira fábrica internacional da Boeing.