Alfa X - Testes Operacionais 2

O Japão começou a testar julho/agosto deste ano trem de alta velocidade mais rápido do mundo. Ele é capaz de alcançar velocidades de até 400 km/h, e a expectativa é de que entre em serviço em 2030. Apesar da rapidez, o chamado Alfa-X deve operar a 360 km/h, de acordo com a empresa ferroviária JR East. Mesmo assim, ele ainda seria 10 km/h mais veloz que o chinês Fuxing Hao, que liga as cidades de Pequim e Xangai e atualmente ostenta o título de trem-bala mais rápido do mundo.

Para lidar com a enorme resistência do vento ao entrar nos túneis, o primeiro carro do Alfa-X contará com um "nariz" longo e pontiagudo que mede 22 metros. Ao todo, o trem será composto por 10 vagões.



Os testes do Alfa-X estão sendo realizados entre as cidades de Aomori e Sendai depois da meia-noite, quando a linha está fechada para operação comercial. Os experimentos serão conduzidos por três anos.

Os trens-bala fizeram sua estreia no Japão durante as Olimpíadas de Tóquio em 1964 e se tornaram um símbolo para o país, onde são vistos até como uma alternativa ao transporte aéreo.

Embora o Alfa-X possa vir a ser o trem mais rápido do mundo, ele pode acabar destronado antes mesmo de entrar em serviço. Isso porque a nova linha maglev está sendo construída para 2027 e promete alcançar uma velocidade máxima de 505 km/h. O trem reduziria o tempo de viagem entre as cidades de Tóquio e Nagoya de 110 minutos para 40 minutos. Fonte: Stuff/Thaís Augusto

Trens em operação



Postagens mais visitadas deste blog

Recorde Mundial de Velocidade - 574,8 km/h - Alstom TAV Brasil

Velocidade dos trens mais rápidos do mundo - TAV Brasil

Mudança de bitola em operação comercial