sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gare de Lyon - França

Gare de Lyon ou Gare de Lyon  é um dos seis maiores terminais, em Paris, França . Ele lida com cerca de 90 milhões de passageiros por ano, tornando-se a terceira estação mais movimentada da França e um dos mais movimentadas da Europa . É o terminal do norte de Paris-Marselha.

 Lyon é uma parada para muitos trens de longa distância que partem daqui em rota para o sul da França. A estação está localizada na margem norte do rio Sena, a leste de Paris.

A estação é servida por alta velocidade TGV trens para o sul e leste da França, Suíça, Itália e Espanha. A estação também hospeda os trens regionais e da RER e também pela Gare de Lyon para estação de metrô.



A estação foi construída para a Exposição Mundial de 1900 . Em vários níveis, é considerado um exemplo clássico da arquitetura de seu tempo. O mais notável é a grande torre do relógio em cima de um canto da estação, semelhante em estilo à torre do relógio do Reino Unido, o Big Ben .

A estação abriga o Le Train Bleu restaurante, que tem servido bebidas e refeições para os viajantes e outros convidados desde 1901 em um ambiente ricamente decorados.