domingo, 26 de maio de 2013

Trem de Alta Velocidade - Alstom - Itália

A comparação é inevitável: só um carro da famosa escuderia seria tão rápido, avançado, sofisticado, italiano, vermelho e construído sob o comando de ninguém menos do que Luca de Montezemolo.

Mas todas as coincidências terminam na empresa NTV, da qual são sócios o chairman da Ferrari, também dono da tradicional fabricante de móveis Poltrona Frau, e Diego della Valle, leia-se Tod’s, a não menos reconhecida marca de sofisticados artigos de couro. Juntos, acabam de colocar nos trilhos o Italo – o primeiro trem de luxo de alta velocidade, pioneiro também como operação de iniciativa privada no sistema ferroviário italiano.


Com alta tecnologia da Alstom, os trens Italo – serão 50 deles – cobrem o itinerário Milão-Nápoles. Embora possam alcançar velocidade superior a 500 quilômetros por hora, não passarão de 300, sendo o trecho Milão-Roma feito em pouco mais de 3 horas.

No interior, as composições fazem jus aos “pais estéticos”, no melhor estilo “made in Italy”, com acabamentos sofisticados, especialmente o couro. Em vez de classes, as acomodações são divididas em ambientes: Club (mais exclusivo e privativo), Prima (corresponde à business class dos aviões) e Smart (o básico que seria primeira em qualquer outro trem), um não menos confortável que outro, nem menos “design". Fonte: italotreno