quarta-feira, 8 de maio de 2013

Trens de Alta Velocidade na Europa - Alemanha

Os bastidores de uma das maiores e mais modernas estações de Trens de Alta Velocidade da Europa

O novo conceito de transporte ferroviário de Berlin,  foi lançado para coincidir com a Copa do Mundo 2006 na Alemanha. Em 28 de maio de 2006, a nova Estação Central de Berlin foi integrada com as estações regionais e de longa trazendo um grande número de alterações ao trânsito na região. A Central Station de Berlin, é um dos mais de 20 programas da agenda da Delegação Técnica  European Green Mobility 2010.

 

A Construção da Central Station foi a mudança mais significativa desde que o Muro de Berlim caiu em 1989 em Berlin. É hoje  o maior centro de passageiros  da Europa, com acesso rápido a região de Berlin através de inúmeros meios de transportes integrados tais como, ônibus, metrô, Car Sahing, Carros elétricos, Bicicletas, Barcos, ruas para pedestres. Estão previstos o trânsito de mais de 19 milhões de passageiros de longa distância até dezembro de 2010.

Com o aumento no volume de tráfego, Berlin projetou um novo conceito de transporte ferroviário. Hauptbahnhof Berlin é um  pólo  de mobilidade  situado no centro geográfico da cidade, é a única estação que liga todas as linhas de longa distância com o transporte regional e os serviços de Metrô.


Mas a Central Station não é apenas uma das mais modernas estações do mundo é um marco arquitetônico moderno e Sustentável.

A energia fotovoltaica

O Telhado de Vidro possui um sistema de energia fotovoltaica em uma área de 1.700 metros quadrados, 780 com 78 mil módulos solares transparentes, de alta performance, as  células solares foram integrados aos painéis de vidro. Como os painéis de vidro são diferentes, cada um dos módulos solares é de um tamanho diferente. As superfícies das células individuais são entre 1,7 e 2,6 metros quadrados e tem uma potência total de 190 kilowatts. O sistema de célula solar gera uma média de 160.000 quilowatts-hora por ano, o que representa quase 2% do consumo de energia da Estação.


Moderna, brilhante  e espaçosa

A estação foi concebida literalmente para brilhar, ela recebe luz natural em todos os níveis. A oportunidade de passar o tempo não é restrita aos viajantes, mas para atrair visitantes.  O design transparente da estação ferroviária e o sistema de rotas internas  foram pensadas para tornar os acessos mais fáceis e agilizar o embarque e o acesso a serviços da estação , diminuindo o tempo e facilitando a comunicação.


A Estação  além de abrigar um complexo de Mobilidade, é um  dos maiores Centros de Compras do mundo.