quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Banco Europeu de Investimento libera 300 milhões de euros para o financiamento de novos trens regionais

Ferrovie dello Stato e Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram um acordo no valor de 300 milhões de euros para a compra de novos trens regionais. O BEI pela primeira vez na Europa vai financiar um projeto através da compra de uma das obrigações das empresas. 

O BEI assina um vínculo 300.000.000 € no âmbito do programa EMTN FS, uma obrigação de taxa variável com um prazo de 10 anos. Os recursos irão financiar a aquisição de novo material circulante regional de Lazio, Toscana, Veneto, Piemonte e Ligúria: 49 single-deck e 250 carros de dois andares.


Este projeto atende as iniciativas consideradas pelo Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI), que é um dos pilares do Plano de Investimento para a Europa (sc. Plano Juncker) que visa revitalizar o investimento em projetos estratégicos em toda a Europa, a fim de assegurar o apoio a a economia real.

"Este novo financiamento, inteiramente reservado para trens, demonstra concretamente que o foco para o transporte regional é no topo das nossas prioridades", disse Renato Mazzoncini, CEO da FS. "O fato de FS foi escolhido pelo BEI para um tipo de financiamento nunca utilizado até agora pelo banco, é uma prova da força e confiabilidade que tem FS Grupo nos mercados internacionais". Fonte: FS Italiane