quarta-feira, 1 de junho de 2016

Trem Alfa Pendular para Guimarães

Depois de Braga, Porto, Lisboa e Faro, a CP acrescenta Guimarães à lista de origens e destinos dos comboios Alfa Pendular. A partir de 1 de Maio a empresa alarga aquele serviço de longo curso à cidade berço com um trem em cada sentido. Em rigor, a CP apenas se limita a prolongar até Guimarães a marcha de um Alfa que até agora terminava no Porto. Trata-se do comboio que sai de Lisboa às 8h00 e chega a Campanhã às 10h52 e que passará a seguir para Guimarães onde chegará uma hora depois.


No sentido contrário, o Alfa sairá de Guimarães às 16:50 h para chegar a Santa Apolónia às 20:40 h. A viagem dura 3 horas e 40 minutos e custará 46,50 euros em classe conforto e 32,80 em turística. Os preços são os mesmos dos praticados nos Alfas Lisboa-Braga.

Atualmente a CP tem apenas uma ligação direta entre Lisboa e Guimarães. Trata-se de um Intercidades que sai às 7:43 h para a capital (onde chega ao meio dia) e regressa às 19:30 h para chegar a Guimarães às 21:38 h. É mais barato (25,80 euros em 2ª classe), mas demora mais tempo: 4 horas e 8 minutos no sentido ascendente e 4 horas e 17 minutos no sentido descendente.

Tanto o Alfa como os Intercidades vencem a Rede de Expressos em tempo de percurso. Esta empresa tem, em cada sentido, seis autocarros entre Lisboa e Guimarães, dos quais três são diretos e três mudam no Porto. Demoram entre 4 horas e 40 minutos a cinco horas de viagem. Mas são mais baratos: custam 20,50 euros. Fonte: Publico pt/Foto: Silvério Borges