sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Liège-Guillemins obra de arte em movimento

A estação de Liège-Guillemins é a principal estação ferroviária da cidade de Liège na Bélgica. Ela está localizada no sopé da colina de Cointe, originalmente o local do antigo convento de Guillemites referência para os religiosos da Ordem de St. William. A área geralmente tem esse nome distrito Guillemins.

A estação de Liège-Guillemins é um cubo principal da rede ferroviária belga. Em 2006, foi a terceira estação da região da Valónia no número de passageiros, que recebeu cerca de 16.000 passageiros por dia. Também é uma estação de TGV Internacional, acolhendo o ICE alemão e Thalys.


É uma encruzilhada multimodal da cidade que liga trem de alta velocidade, trem IC, autocarros, ligado à auto-estrada, táxi, transporte para o aeroporto e uma linha de eléctrico.
A nova estação, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi inaugurada no dia 18 de Setembro de 2009 após dez anos de trabalho. Sua estética é geralmente considerada um sucesso, a estação atrai muitos turistas em Liège e hoje é um emblema da cidade e o monumento mais fotografado em Liège. Fonte: Thalys