domingo, 15 de julho de 2018

Siemens apresenta novo trem de alta velocidade - O "Velaro Novo"

Espera-se que o trem de alta velocidade Velaro Novo, desenvolvido pela Siemens, estabeleça novos padrões de eficiência e sustentabilidade, bem como conforto e conveniência para os passageiros. A Siemens exibirá o trem na feira InnoTrans 2018 para tecnologia ferroviária a ser realizada em Berlim, na Alemanha, em setembro de 2018.


A Velaro Novo é o mais novo membro da família Velaro de trens de alta velocidade desenvolvida pela Siemens. Os trens Velaro estão atualmente em operação na Alemanha, Holanda, Bélgica, Suíça, Espanha, França, China, Rússia, Reino Unido e Turquia. A frota de Velaro cobre mais de um milhão de quilômetros por dia.

O desenvolvimento do conceito Velaro Novo teve início em 2013 e o trem entrou na fase de teste em abril de 2018. O primeiro carro de teste está passando por testes na Alemanha sob várias condições operacionais para avaliar o desempenho do conjunto de trem e bogies.

Design e características do Velaro Novo

O Velaro Novo contará com uma superfície frontal mais aerodinâmica, oferecendo aerodinâmica aprimorada. O design inovador do trem minimizará as instalações técnicas para otimizar a capacidade dos passageiros.

Oferecido em configurações de sete carros e 14 carros, o trem de alta velocidade também foi projetado para oferecer redução dos custos do ciclo de vida.

A configuração de sete carros terá 202m de comprimento e pode ser operada com sistemas simples ou duplos, enquanto a versão de 14 carros terá um comprimento de 404m.

A massa do veículo varia entre 412t e 485t, dependendo das configurações de velocidade. O trem será 15% mais leve que os veículos Velaro anteriores.

Interiores do trem de alta velocidade Velaro Novo

O conceito de tubo vazio dos trens significa que não há instalações permanentes e a capacidade de ser personalizado de acordo com as exigências dos clientes. O conceito oferecerá ainda um ótimo equilíbrio entre flexibilidade e eficiência de custos. Fonte: Siemens