sábado, 11 de maio de 2019

Novo Alfa X chegará a 400 km/h

O Japão começou a testar seu trem-bala mais rápido de todos os tempos - capaz de atingir 400 quilômetros por hora, enquanto continua desenvolvendo o revolucionário modo de viajar. A versão ALFA-X do trem Shinkansen começou três anos de testes na sexta-feira.


Uma vez que entre em operação por volta de 2030, ele rodará a velocidades de até 360 km / h (224 mph), tornando-o confortavelmente o trem-bala mais rápido do mundo. Também ultrapassará o trem Fuxing, da China, que opera a 10 km/h mais devagar, apesar de ter sido projetado com a mesma capacidade de alta velocidade que o ALFA-X. 

O design futurista do modelo apresenta 10 carros e um longo nariz pontiagudo.
Ele será testado na linha entre as cidades de Sendai e Aomori, que ficam a cerca de 280 quilômetros de distância enquanto o corvo voa. Os testes ocorrerão depois da meia-noite, quando a linha estiver encerrada operação comercial, e ocorrerá duas vezes por semana.

O ALFA-X marca um novo estágio de crescimento para o Shinkansen, impulsionando o mundialmente renomado serviço ferroviário de alta velocidade ainda mais rápido em direção ao futuro. 

Sua estréia nos testes acontece no Japão, quando o novo Shinkansen N700S de alta velocidade continua os testes que começaram há pouco mais de um ano.
Esse modelo entrará em operação em 2020, mas suas velocidades máximas de 300 km / h - o mesmo que outros trens da série N700 - serão facilmente superadas pelo ALFA-X.

A enxurrada de novos modelos coincide com os preparativos do Japão para sediar as Olimpíadas de Verão de 2020 em Tóquio. Não importa a velocidade que o trem atinja durante os testes, ele não irá igualar o ritmo recorde do trem de levitação magnética da Japan Railway, ou maglev, que atingiu 603 kph (374 mph) em uma pista experimental em 2015. Fonte: CNN/Olhar Digital