Trem autônomo com 5G que atinge até 350 km/h

A China revelou nessa semana um novo modelo de trem-bala, o Fuxing, que promete ser o primeiro trem-bala autônomo de alta velocidade no planeta. Feito para os Jogos Olímpicos de Inverno, que começam no próximo dia 4 de fevereiro, o veículo atinge uma velocidade máxima de 350 km/h e traz a bordo um estúdio completo de transmissão 5G para os jornalistas que vão participar do evento.


"Ter tanta tecnologia avançada reunida nesse trem e apresentá-lo ao mundo mostra os pontos fortes da China em termos de sistema ferroviário”, disse Zhu Yan, vice-diretor do Centro de Pesquisa de Engenharia da Changchun, fabricante responsável pelo veículo autônomo. “Certamente, dará um impulso nas exportações.”

O Fuxing possui espaço para 564 pessoas e oito vagões. No entanto, de acordo com a operadora ferroviária estatal da China, o trem-bala autônomo só atenderá com metade da capacidade, em razão das restrições impostas pelo governo devido à pandemia de Covid-19.


A função principal do Fuxing é levar os passageiros de Pequim, sede das Olimpíadas, até as instalações-satélite do evento, que ficam na cidade de Zhangjiakou. O trem demora, segundo a Xinhua, agência oficial do governo, cerca de 50 minutos para completar o trajeto, a uma velocidade de 208 km/h. Vale lembrar aqui que Zhangjiakou fica a aproximadamente 200 quilômetros de Pequim, na fronteira da China com a Mongólia — e, de carro, a viagem duraria em torno de 2 horas e 39 minutos.


Postagens mais visitadas deste blog

Recorde Mundial de Velocidade - 574,8 km/h - Alstom

PROSPER VLT, DA MARCOPOLO RAIL, INICIA FASE DE TESTES PARA HOMOLOGAÇÃO

Ranking dos trens de alta velocidade mais rápidos do mundo