Trem de Alta Velocidade TAV Brasil - Trens em operação
Assista ao vídeo abaixo a operação dos trens TGVs na França e tenha uma ideia como será aqui no Brasil. Dessa vez, o projeto será executado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil, que recebeu a autorização ferroviária para construir e explorar uma estrada de ferro entre os municípios, por um prazo de 99 anos.
Cabine do Trem de Alta Velocidade
A empresa TAV Brasil informou à ANTT que pretende iniciar as operações com o trem de alta velocidade em junho de 2032. Conforme o cronograma apresentado, os estudos e projetos deverão ser finalizados até dezembro de 2024, e as desapropriações até dezembro de 2025.
Trem de alta velocidade na Europa
O trem proposto poderá atingir a velocidade de 350 km/h, permitindo ligar o Rio e SP em 1h30. Inclusive, já existe um mapa ferroviário da região a ser explorada em análise, que sugere duas paradas no trajeto: em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ). Veja na imagem abaixo.
Mapa Ferroviário entre Rio de Janeiro e São Paulo
Conforme o documento oficial, inicialmente, a TAV Brasil protocolou um requerimento para poder construir e explorar a estrada de ferro com extensão estimada em 380 km, para o transporte de passageiros. Entretanto, há expectativas para o projeto ser ainda maior.
“Posteriormente, poderá haver a criação de novas estações, a partir e de acordo entre as prefeituras dos municípios que serão conectados pelo TAV”, menciona o trecho do documento.
Operação em Alta Velocidade